Saúde pública do Piauí perdeu mais de 600 leitos nos últimos oito anos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) revelou nesta quinta-feira (09/05) dados mostrando que o Piauí perdeu mais de 600 leitos de hospitais nos últimos oito anos. As informações são da TV Clube.

A pesquisa foi feita em 2017 e 2018, em 506 hospitais públicos e privado no Brasil, que contou com a presença do CFM em 131 enfermarias, 102 centro cirúrgicos e 68 UTIs. Na maioria dos casos, com enfermarias lotadas, e lençóis sujos.

O diretor Tesoureiro do conselho, Hiran Gallo, informou que no centro cirúrgico é inaceitável não ter presente um carrinho de anestesia, e informa a importância dos instrumentos. Falou também que em alguns lugares não tem a presença de bateria, que é muito importante se faltar energia durante a cirurgia.

O fechamento de 636 leitos nos últimos oito anos causa superlotação de hospitais, seja na urgência ou emergência.

Evangelina Rosa
Outro ponto que é debatido é a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que está parcialmente interditada, e segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí, Mirian Parente, que não pode interditar totalmente a maternidade, já que ainda é referência no estado, e que a maioria das pacientes que se encontram lá, estão vindo do interior onde não há um suporte melhor, acarretando assim em outro problema de lotação na unidade.

Um dos maiores motivos desse problema segundo os médicos é a falta de investimento na área da saúde do Piauí.

180 graus.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here