Ministro da Justiça diz que decisão da ONU não tem relevância e vê ‘intromissão indevida’

SÃO PAULO – SP – BRASIL, 15-03-2018, 10h00: FORUM ECONÔMICO MUNDIAL. 2o dia do Fórum Econômico Mundial, realizado no Hotel Hyatt. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, durante a mesa “Breaking the Cycle of Corruption”. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, MERCADO) ***EXCLUSIVO FSP***
Painel

Para o ministro da Justiça, Torquato Jardim, a decisão liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU que beneficiaria o ex-presidente Lula não tem “nenhuma relevância jurídica”.

Ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral e advogado com longa trajetória em direito eleitoral, Torquato avalia que a determinação do colegiado internacional é, na verdade “uma intromissão política e ideológica indevida em tema técnico-legal”.

Como informou a colunista da Folha Mônica Bergamo, na manhã desta sexta-feira (17) os advogados de Lula Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, afirmaram que o comitê “determinou ao Estado brasileiro que tome todas as medidas necessárias para permitir que o autor [Lula] desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais de 2018, incluindo o acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido político”.

Torquato discorda da avaliação da defesa do petista. O ministro ainda criticou o que chama de “manipulação política” da organização internacional. “Lamentável a manipulação sectária a que se permite a ONU”, afirmou.

Fonte: UOL/Folha de São Paulo

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here