Sorín diferencia Filipe Luís e Alex Sandro; Casão vê Alisson como quem mais evoluiu no mundo

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

O Troca de Passes desta quinta-feira teve um estreante: o ex-lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín. E sua presença foi fundamental para tratar de uma das dúvidas do Brasil para a decisão da Copa América, contra o Peru, domingo, no Maracanã. Quem entra na lateral esquerda? Filipe Luís, em fase final de recuperação das dores na coxa direita, ou Alex Sandro, que jogou bem contra a Argentina?

Sorín foi convidado a diferenciá-los e destacou que Filipe é mais defensivo e dá segurança maior a Everton Cebolinha. Em contrapartida, destacou o poderio ofensivo de Alex, que, em sua visão, é capaz de decidir um jogo com uma grande atuação.

– Nasceram com características diferentes. Um jogador mais defensivo, o Filipe Luís, e o Alex Sandro naturalmente ataca. Atacava no Santos, faz agora na Juventus, tem a missão de chegar na linha do fundo e dar profundidade para o time. Chega por fora, chega menos por dentro em relação às diagonais do Filipe Luís. Filipe Luís tem mais cruzamento sem o drible, que é a diferença fundamental com Alex Sandro, que pode ir para a frente, driblar ou um dois e ser um cara determinante se estiver numa noite inspirada. É mais contundente no ataque – afirmou o argentino, emendando:

Alex Sandro será o titular na decisão? — Foto: André Mourão / MoWA Press

– Filipe Luís consegue mais eficaz com poucas bolas. Chegam três ou quatro bolas, e ele faz uma tabela. Fundamentalmente na seleção brasileira ele fez muito bom trabalho e conseguiu ganhar seu lugar com uma sombra gigante que é a do Marcelo. Para Everton, acho que Filipe Luís dá mais segurança. Se começa a se entender com Everton, Alex Sandro pode ser grande opção.

Quem também opinou sobre Filipe Luís e Alex Sandro foi o comentarista Raphael Rezende. Sua análise, porém, teve como base a partida contra a Argentina, na qual Alex jogou e saiu-se bem.

– Jogo com a Argentina modifica muito o quadro porque do Casemiro para a esquerda está todo mundo condicionado pelo Messi, você tem que proteger ali o tempo todo para que o Messi tenha menos impacto no jogo, e isso fez com que o Alex Sandro saísse menos, a bola quase não circulasse pela esquerda e que o Everton quase não fosse notada. Acho que Alex Sandro é mais agudo, mais linha de fundo. O Filipe Luís consegue fazer algo que o Daniel faz pelo outro lado, que é chegar mais por dentro e como um organizador.

Filipe Luís se recuperou totalmente das dores na coxa direita? — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A questão física vai pesar, porém, segundo o ex-zagueiro paraguaio Gamarra, Filipe Luís vai se colocar à disposição mesmo que não esteja 100%.

– Com certeza o jogador vai falar que vai jogar. Se depender dele, vai jogar. Você joga todo o torneio e vai perder a final? Se o jogador sentir que está 70%, vai jogar. Depende de cada organismo, mas tenho certeza que ele vai falar que está muito bem para jogar.

Casagrande rasga elogios a Alisson ao falar do sistema defensivo

Perguntado pelo repórter Eudes Junior sobre o que pesa mais para o Brasil seguir sem ser vazado na Copa América, o comentarista Casagrande elogiou a qualidade dos defensores, mas tratou Alisson como figura de maior destaque do setor.

– Nessa seleção é a qualidade defensiva. Dupla de zaga fortíssima, dois volantes que marcam muito bem. Os laterais colaboram bem na marcação, mas o principal vem no gol: o Alisson. Acho que nos últimos dois anos, é o jogador do futebol mundial que mais evoluiu. Depois dessa vitória na Champions, encontrou uma posição no cenário como um dos grandes goleiros mundiais. Não pula pouco, se posiciona bem e é da escola do Taffarel.

Casão também deu seu pitaco sobre a questão dos laterais. Para ele, a sensibilidade de Filipe Luís será decisiva para a escolha do titular para a disputa da final.

– Alex Sandro entrou muito bem. Poderia ter ficado um pouco tímido, mas jogou muito bem. Filipe Luís tem uma grande experiência em seleção brasileira e tinha encaixado muito bem com o Everton. Mas contusão muscular, mesmo que não tenha dado nada em exame, o jogador que diz se dói ou não. Às vezes é arriscado você colocá-lo, porque você pode queimar uma substituição ou estourar a musculatura mesmo.

Sorin fez sua estreia no Troca de Passes nesta quinta-feira — Foto: Reprodução

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here