Sindijor Defende Jornalista Agredido Por Assessor De Wellington

nota o órgão ainda acrescenta que a prática virou uma rotina nos dias atuais, em Teresina e no interior do Piauí.

Por meio de nota, intitulada “Pelo pleno exercício do jornalismo”, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Piauí (Sindijor-PI) saiu em defesa do jornalista piauiense Marcos Melo, que acusou um assessor do governador do Estado, Wellington Dias (PT), de agressão durante uma entrevista coletiva. O fato ocorreu nesta quarta-feira (18).

No pronunciamento, divulgado nesta sexta-feira (21), o órgão classificou o episódio de “prática fascista, antidemocrática, imoral e repudiável”. “Marcos Melo, jornalista do portal Política Dinâmica, de Teresina, é mais um profissional vítima dessa prática fascista, antidemocrática, imoral e repudiável, de quem acha que pode tudo, inclusive calar e impedir a liberdade de expressão”, diz uma parte nota.

“Ameaçar, dificultar e até impedir o jornalista no seu pleno exercício profissional virou uma rotina nos dias atuais, em Teresina e no interior do Piauí, quer seja no campo político ou econômico”, acrescentou o Sindjor-PI.

Em matéria publicada no portal que comanda (Política Dinâmica,) um dia depois do acontecimento (quinta-feira), Marcos Melo contou que autor da agressão foi Álvaro Luís Carneiro, que disse ser o assessor do atual governador Wellington Dias: “me agrediu”.

Na matéria ele ainda afirma que foi provocado por Álvaro.

“Percebendo que permaneci calmo, Álvaro Luís Carneiro partiu para provocações pessoais. Sussurrando frases de agressão verbal — lhes pouparei aqui — e, vejam, chamando a mim de ‘vendido’. Queria que eu revidasse no nível dele. Por fim, se conformou com a postagem de uma completa mentira”, relatou Melo.

“Primeiro tentou impedir meu acesso à entrevista que Wellington dava à jornalista Lídia Brito, do Portal CidadeVerde.com. Mas como uso um suporte longo para gravar com o celular, à distância mesmo eu conseguiria fazer a pergunta”, acrescentou o jornalista.

Marcos afirmou ainda ter registrado um Boletim de Ocorrência por lesão corporal.  

Confira A Nota Do Sindicato Na Íntegra: 

Nota de repúdio

Pelo pleno exercício do jornalismo 

Ameaçar, dificultar e até impedir o jornalista no seu pleno exercício profissional virou uma rotina nos dias atuais, em Teresina e no interior do Piauí, quer seja no campo político ou econômico. Nesse período eleitoral, candidatos que disputam reeleição e cargos eletivos, quando indagados sobre a prática política e de gestão não ética, retaliam repórteres ou partem para agressão, às vezes física ou moral, como se fossem imunes às críticas e como não devessem satisfações à sociedade.   

O episódio mais recente envolve profissionais de comunicação na cobertura de coletiva do governador Wellington Dias, candidato à reeleição pelo PT, após sair do Ministério Público do Estado. Na ocasião, assessor direto do Chefe do Executivo tentou impedir o acesso de “jornalistas não simpáticos” ao Palácio de Karnak, a exemplo do jornalista Marcos Melo, do portal Política Dinâmica, que teve o seu exercício profissional dificultado durante a coletiva, levando-o a registrar Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial da Capital pelo desrespeito.  

Esse é mais um episódio lamentável e condenável envolvendo profissionais de comunicação no exercício do jornalismo e o Poder Executivo e Político. Contudo, impedir o jornalista de trabalhar representa um atentado à liberdade de imprensa e, em consequência, um atentado à própria democracia, pois se tenta negar à sociedade o sagrado direito à informação.  

Marcos Melo, jornalista do portal Política Dinâmica, de Teresina, é mais um profissional vítima dessa prática fascista, antidemocrática, imoral e repudiável, de quem acha que pode tudo, inclusive calar e impedir a liberdade de expressão.  

O Sindjor-PI condena e repudia veementemente essa prática e conclama a categoria a não aceitar tais ameaças e a denunciar ao seu Sindicato e às autoridades competentes do Estado do Piauí, com registro de Boletim de Ocorrência tais práticas, para que as providências jurídicas sejam adotadas conforme a Lei. 

A assessoria jurídica do Sindicato está à disposição do jornalista Marcos Melo ou de qualquer profissional que se sinta agredido fisicamente e moralmente no exercício do jornalismo, e acompanhará o caso, além de fazer um relato à Fenaj e às entidades internacionais de defesa da liberdade de imprensa. 

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí.

Fonte: Portal Saiba Mais

 

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here