Projeto de lei quer incluir mais um município na região da Grande Teresina

Um projeto de lei que tramita na Câmara Federal pode alterar a composição dos municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina. A matéria pede a integração da cidade Miguel Alves, localizada a 110 km ao Norte da capital.

Atualmente, a Região é constituída pelos Municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União, no Piauí, e pelo município de Timon, no Maranhão.

A proposta, de autoria do deputado Marcos Aurélio Sampaio, diz que a inclusão de Miguel Alves na RIDE ofereceria uma “possibilidade concreta à sua sofrida população de ter acesso a melhores condições de vida, fruto dos investimentos públicos associados à Região Integrada de Desenvolvimento”.

De acordo com o parlamentar, o Município de Miguel Alves, com uma população de 34 mil habitantes, está ligado à capital por proximidade geográfica e por laços históricos e culturais.

“A despeito de se tratar de uma cidade de porte médio, apresenta grandes carências socioeconômicas”, afirma o deputado no projeto.

A RIDE da Grande Teresina foi criada pela Lei Complementar nº 112/01. As Regiões Integradas têm o objetivo de articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica de territórios de baixo desenvolvimento.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here