Presidente toma posse no TRE e fala dos desafios da Justiça com a pandemia

Os desembargadores José James Gomes Pereira e Erivan José da Silva Lopes tomou posse nesta segunda-feira (06), respectivamente, a presidente e a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) para o biênio 2020-2022. O Desembargador Erivan Lopes acumula ainda a função de Corregedor Eleitoral.

Devido à pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social, a posse ocorreu  por meio de videoconferência. A solenidade foi transmitida pelo Canal do Youtube da Justiça Eleitoral do Piauí.
No cargo, José James terá a missão de comandar as eleições municipais no estado. Como meta à frente do cargo, ele afirma que vai trabalhar para combater as fake news e o uso do poder econômico nas eleições.

Acho que o maior problema serão as fake news, que isto vem conturbando e prejudicando todo o processo eleitoral no Brasil, porque confunde o povo e confunde a volição do eleitor no momento da escolha do seu candidato. O TRE tem se preocupado profundamente com isto e nós já temos aqui todo um preparo, toda uma retaguarda para coibir esses abusos. Teremos a maior preocupação e analisaremos detalhadamente”, disse o desembargador.

Na posse, ele falou sobre o desafio que o mundo passa com a pandemia do coronavírus. Segundo ele, com reflexos até no judiciário.

Assumimos a chefia do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí em meio a profunda crise sanitária universal, com reflexos de natureza político, social, econômica e jurídica imensuráveis, sem precedentes na história recente da humanidade. Neste contexto, o Piauí não se furtará à luta que seu povo sempre enfrentará, com altivez no curso da história”, disse José James.

José James também falou do respeito à Constituição e da chamada ditadura da opinião pública.

“No momento em que nos deixarmos levar apenas pelo tribunal da opinião pública perdemos a condição de julgar com isenção, o tribunal da opinião pública é importantíssimo, mas deve ser subordinado ao tribunal institucional formal. Não se pode vincular a razão à emoção, quando se julga deve se julgar de acordo com a lei, só com a razão”, destacou.

José James e Erivan Lopes foram indicados aos cargos pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e foram eleitos pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no dia 6 de fevereiro.

 

Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here