Polícia terá Patrulha Maria da Penha para coibir violência contra mulheres

Foto: Roberta Aline

A partir desta quarta-feira (29), a rede de proteção à mulher vítima de violência ganha mais uma aliada. É a Patrulha Maria da Penha que vai monitorar as medidas protetivas determinadas pela justiça.

O lançamento acontece a partir das 8h30 no Quartel do Comando Geral, bairro Ilhotas.

Na prática, a Patrulha vai visitar mulheres que foram agredidas e estão com medidas protetivas. Neste primeiro momento, o foco de atuação será na zona Sudeste de Teresina.

O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, destacou que é um crime que está em todas as zonas da cidade e envolve todas as classes sociais.

Fábio Abreu destacou que foi levantado as áreas mais atingidas, as chamadas “mancha criminal” para que as regiões sejam priorizadas. Ele disse ainda que policiais militares e civis foram capacitados para fazerem as visitas nas residências das vítimas.

“Dei uma orientação especial quando tiver medida protetiva de não aproximação do agressor com a vítima, vamos conversar com a mulher, mas minha orientação é que esse homem seja avisado também. Vamos atrás do endereço dele e dizer exatamente as ações para ele não se aproximar”.

O secretário lembrou que já existem mas medidas de urgências como o Botão do Pânico, a Central de Gênero. Mesmo com a Patrulha Maria da Penha, as guarnições que flagrarem violência contra a mulher também tem autonomia de fazer o flagrante.

O comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho ressaltou que  o comando geral juntamente com a Secretaria de Segurança vai oferecer esse serviço à Justiça para que ocorra essa ligação com as vítimas de violência.

“Queremos essa parceria com o Tribunal de Justiça para que as mulheres com medidas protetivas tenham mais condições de segurança, para que se sintam mais protegidas. Ter esse contato mais direto com condições de atendimento mais rápido e ágil”, disse.

Flash Yala Sena e Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here