Piauienses participarão da maior feira chinesa: US$ 30 bi em negócios

Um grupo de empresários piauienses está se organizando para ir à maior feira de Negócios da Ásia neste ano, a Canton Fair 2019.

O evento, que acontecerá na China de 15 de abril a 05 de maio, tem visitação de quase 200 mil compradores internacionais e movimenta cerca de 300 bilhões de dólares em negócios. A Canton Fair está em sua 125ª edição.

A ida dos piauienses representa o interesse dos empresários do Estado em desbravar os negócios chineses. A feira tem três grandes fases, que abordam desde os eletrodomésticos e acessórios para veículos até artesanato, estética, moda e vestuário.

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal no Piauí, Carlos Eduardo Leite, o grupo está buscando a adesão de mais empresários e a Receita tem implantado, nos últimos anos, várias facilitações para fomentar o mercado de importação e exportação.

“Há cinco anos, a Receita tem trabalhado no Portal Único do Comércio Exterior. Nele, já é possível as empresas se habilitarem, fazerem o cadastro para importar. Já está no ar e é bem didático”, afirma o auditor.

Carlos Eduardo acrescenta que o site permite ao empresário acessar, de seu computador, como anda o processo de importação ou exportação e se há alguma exigência pendente.

“Na parte dos despachantes, os cadastros também estão facilitados, assim como a parte de verificação de qual tributo incide sobre determinados produtos. Tudo está informalizado no site. A Receita tem procurado atingir as metas de desembaraço aduaneiro”, completa.

A média de desembaraço de mercadoria é de 0,6 dia em Teresina. Isso significa que, geralmente, as importações são liberadas em até duas horas. “Às vezes demora um ou dois dias, mas é quando falta alguma documentação do contribuinte”, destaca o auditor.

 

cidadeverde.com

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here