Piauí já conta com 133 candidaturas registradas na Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até a última segunda-feira, 13 de agosto, 133 registros de candidatura de políticos piauienses, sendo que a maioria é para a disputa na Assembleia Legislativa. O Democrata Cristão, PSOL e Solidariedade são os partidos que mais encaminharam pedidos até o momento.

No que se refere a escolaridade, 51,13% dos candidatos que solicitaram o registro possuem ensino superior completo, quanto a ocupação a maior predominância é de comerciantes, advogados e deputados. O indicativo que deve ocorrer até o dia 15 confirma os nomes que foram definidos em convenção; com a homologação das convenções realizadas, é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos. No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Cabe indicar que 15 de agosto também é o último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário ou em que haja sentença judicial favorável ao interessado.

Quatro candidatos a governador já se registraram

Quanto ao registro de candidaturas ao posto de governador, quatro nomes já efetuaram o procedimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são eles: Romualdo Sena (Democrata Cristão), Dr. Pessoa (Solidariedade), Luciano Nunes (PSDB) e professora Sueli (PSOL). Já no Senado oito nomes foram inscritos na plataforma da Justiça Eleitoral.

Além do fim do período para o registro de candidaturas, 15 de agosto é a data-limite para que os partidos providenciem a abertura de conta bancária específica destinada à movimentação de recursos públicos e privados para a campanha eleitoral, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil.

meionorte.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here