Oposição reage a apoio do PSL a Maia, e PSOL articula candidatura à presidência da Câmara

Por Andréia Sadi/globo.com

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Após o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, anunciar apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, parlamentares de partidos de esquerda reagiram e passaram a costurar uma candidatura de oposição.

Segundo o blog apurou, o PSOL já colocou à disposição o nome do deputado eleito Marcelo Freixo (RJ). Os dirigentes do partido passaram, inclusive, a conversar com PT, PCdoB e PDT para tentar consolidar uma chapa contra Rodrigo Maia.

Até agora, Maia contava com o apoio de parlamentares da esquerda, mas o anúncio do partido de Bolsonaro à candidatura dele irritou parte dos deputados.

Ao todo, PT, PCdoB, PDT e PSOL elegeram 103 deputados.

Marcelo Freixo, deputado federal eleito pelo PSOL-RJ — Foto: Reuters

Marcelo Freixo

O blog procurou Marcelo Freixo, que confirmou a candidatura à presidência da Câmara. “A notícia do PSL antecipou o anúncio. Como que a gente vai fechar com um presidente que tem a agenda do Guedes?”, indagou.

“É uma candidatura para fortalecer um campo republicano e democrático. Uma candidatura à serviço dessa construção. Precisamos resgatar o espírito da Constituição de 1988. O Congresso tem que se comprometer com o enfrentamento à desigualdade. Essa não será uma prioridade desse governo, tem que ser do Congresso”, afirmou.

Freixo vai procurar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para discutir a candidatura. O PT já disse que não lançará candidato. O PSOL também procurou o presidente do PDT, Carlos Lupi, para discutir o assunto.

O PSOL quer conversar com PcdoB e Rede também.

Rodrigo Maia

Maia costuma dizer que “até a eleição da Câmara tem 100 anos”, mas já costura apoios para a candidatura e conta com a falta de um adversário forte para combatê-lo.

Maia cobrava um estilo “se não for ajudar, não atrapalhe” do governo, que quer evitar atritos com o atual presidente da Câmara.

Isso porque ele será fundamental para a aprovação da agenda econômica do ministroda Economia, Paulo Guedes, já em 2019, se for reeleito para o comando da Casa. Por isso, comemorou o apoio do PSL.

Um dos motivos que fazia o PSL resistir a Maia é exatamente a simpatia da esquerda pela candidatura deçe.

Deputados do PSL diziam temer que ele paute uma agenda de costumes para agradar à esquerda. Porém, Maia, sempre que questionado sobre isso, diz que não só não apoia a agenda de costumes da esquerda desde sempre, “como o campo deles sabe que seriam derrotados hoje em plenário –porque a direita tem maioria”.

Logo, o mote da campanha de Maia será “agenda econômica nos próximos dois anos”. Depois de dois anos, “não sou mais presidente”.

— Foto: Editoria de Arte / G1

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here