OMS alerta para a possibilidade de surgimento de novo vírus

Coronavírus pode ter sido transmitido entre famílias na China; uma doença desconhecida afetou mulher na Tailândia
Coronavírus pode ter sido transmitido entre famílias na China; uma doença desconhecida afetou mulher na Tailândia

GENEBRA —  A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira que já se prepara para a eventualidade de uma transmissão humana de novo coronavírus que pode ter ocorrido entre famílias da China.

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar infecções que vão da gripe comum à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Uma mulher chinesa foi posta em quarentena na Tailândia por exibir uma linhagem misteriosa do coronavírus, disseram autoridades tailandesas na segunda-feira. Foi a primeira manifestação do vírus fora da China.

No total, 41 casos de pneumonia foram relatados em Wuhan, cidade do centro da China, e exames de laboratórios preliminares citados pela mídia estatal mostraram que eles podem resultar de um novo tipo de coronavírus. Um dos pacientes morreu.

— Com base nas informações que temos, é possível que exista uma transmissão humana limitada, potencialmente entre famílias. Mas, neste momento, está muito claro que não temos uma transmissão humana constante —, disse Maria Van Kerkhove, chefe interina da unidade de doenças emergentes da OMS.

OMS está se preparando para a possibilidade de um surto mais abrangente, disse ela  à imprensa em Genebra.

— Ainda estamos nos primeiros dias, não temos um quadro clínico claro.

Alguns tipos do vírus causam doenças menos sérias, e outros são muito mais graves, como o da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) orientou hospitais de todo o mundo a respeito do controle da infecção, caso o novo vírus se dissemine. Não existe tratamento específico para ele, mas antivirais estão sendo estudados e poderiam ser “redirecionados”, segundo Van Kerkhove.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here