Marcelo Piloto vai ser submetido a isolamento em penitenciária federal

Expulso do Paraguai, o traficante carioca Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, chegou ontem à tarde ao presídio federal de segurança máxima em Catanduvas, no Paraná, onde ficará isolado por pelo menos 20 dias, sem direito a visitas. Ele só terá permissão para conversar com advogados no parlatório e terá banho de sol de duas horas por dia. O isolamento é um procedimento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para presos que ingressam no sistema.

A expulsão foi uma decisão do presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, um dia depois do assassinato da jovem argentina Lídia Meza, de 18 anos, durante visita ao narcotraficante no último sábado. A decisão, unilateral, não foi comunicada ao Brasil. A medida, entretanto, já vinha sendo estudada pelo governo do país vizinho. A gota d’água foi o assassinato da jovem. O crime aconteceu dentro da cela, na Agrupación Especializada, um quartel da Polícia Nacional do Paraguai, onde ficam presos perigosos. Em entrevista coletiva, Abdo disse que não quis que Piloto permanecesse em seu país por mais tempo, após seis tentativas de fuga abortadas:

— Decidi expulsá-lo para que nosso país não seja terra de impunidade para ninguém. Temos esta atribuição e a utilizamos. Já foi o suficiente: seis tentativas de fuga foram abortadas. Pedimos celeridade com todas as nossas vozes e nossa força, e agradeço porque recebemos todo o apoio da Justiça — argumentou o presidente, que determinou o cumprimento da lei de migrações daquele país, que trata da rejeição e expulsão de estrangeiros que atentem contra a soberania nacional.

Procurador da República no Brasil, professor de Direito da Uerj e especialista em extradição, Artur Gueiros explicou ao EXTRA que tal atitude é prevista também em tratado do Mercosul:

— Não é uma ação para burlar a etiqueta e realizar uma extradição disfarçada. É um ato que procede, afinal, havia um indicativo de desestabilização nacional. O poderio desses criminosos poderia pôr em risco as instituições do Paraguai e do Brasil.

Piloto aguardava a conclusão do seu processo de extradição que, concedido em 30 de outubro, era analisado em segunda instância após recurso. Horas depois da expulsão, contudo, a Justiça paraguaia concluiu o processo, mas o o pedido de extradição já havia perdido o objeto, segundo o Ministério da Justiça brasileiro.

Futuramente, segundo o Ministério da Justiça, o Paraguai poderá transferir ao Brasil os processos criminais que Piloto responde naquele país.

Veja a trajetória de Piloto no mundo do crime

Piloto do bando

Oriundo do Morro do Urubu, em Pilares, na Zona Norte do Rio, Marcelo Piloto iniciou na vida do crime como assaltante. O criminoso participava dos chamados “bondes” para praticar roubos na Zona Norte do Rio e ganhou o apelido porque era o motorista da quadrilha.

Começa a caçada

Em julho de 2010, o Disque-Denúncia lançou o primeiro cartaz no qual pedia informações sobre o traficante e oferecia uma recompensa de R$ 2 mil. Na ocasião, ele havia sido identificado pela polícia como envolvido em dois arrastões em apenas quatro dias.

Resgate ousado

Piloto entrou no tráfico após ter ficado preso com José Benemário de Araújo e assumiu o comando da favela de Manguinhos, na Zona Norte. Em 2012, participou do ousado resgate do traficante Diogo Feitosa, o DG, que estava detido dentro da 25ª DP (Engenho Novo).

Ex-mulher era pombo-correio

Após o resgate, Piloto se escondeu no Paraguai. Com a instalação de uma UPP em Manguinhos, permaneceu no país vizinho. Karen Bastos, a Gorda, sua ex-mulher, foi presa em 2014, acusada de receber e repassar ordens dele para o bando.

Revendedor de drogas e armas

O criminoso permaneceu no Paraguai até dezembro do ano passado, quando foi preso numa operação de policiais brasileiros e paraguaios. Desde então, policiais do Brasil e do Paraguai frustraram pelo menos seis tentativas de libertação do traficante.

Execução suspeita

A advogada Laura Casuso, que defendia Piloto, foi assassinada no Paraguai na semana passada. Investigadores paraguaios suspeitam que ela tenha sido morta a mando de um dos seus próprios clientes, por não ter obtido resultados satisfatórios durante os processos.

Coletiva na prisão

No início deste mês, Piloto surpreendeu ao conceder uma entrevista coletiva a jornalistas dentro do quartel da Polícia Nacional do Paraguai, onde estava preso. Na ocasião, o traficante assumiu que comprava drogas e armas no Paraguai e revendia as mercadorias.

Morta atrás das grades

No último sábado, a argentina Lídia Meza, de 18 anos, foi encontrada morta na cela do traficante. Ela levou 16 facadas. Era a segunda vez que a jovem, que seria garota de programa, visitava Piloto. Lídia foi assassinada com uma faca de sobremesa.

Principais lideranças da facção criminosa como companhia

O traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, transferido na tarde de ontem para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná, terá a companhia de outros chefões do Comando Vermelho, facção da qual faz parte, na unidade de segurança máxima.

Estão no mesmo presídio os traficantes de drogas Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, apontado pela Polícia Civil como principal chefe da quadrilha, Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, condenado por ter sido o mandante da execução do jornalista Tim Lopes na Vila Cruzeiro, na Penha, além de Isaías da Costa Rodrigues, o Isaías do Borel, e Fabiano Atanásio da Silva, o FB.

Em Catanduvas, estão ainda encarcerados os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP), outra facção criminosa atuante no estado do Rio, e da Família do Norte (FDN), facção que surgiu no Norte do país e se aliou aos bandidos do Comando Vermelho. Piloto foi transferido para Catanduvas após decisão do juiz Rafael Estrela, da Vara de Execuções Penais do Rio. O pedido para inclusão do traficante na unidade foi feito pela Secretaria de Segurança do Rio. A penitenciária federal pode abrigar 208 presos, mas por questões de segurança, mantém só cerca de 65% das vagas ocupadas.

Fonte: Extra

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here