Lucy Soares propõe que deputados aumentem verbas para saúde, educação e cultura

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, documento que estabelece as metas e prioridades da administração pública estadual, está sob análise na Assembleia Legislativa do Piauí. Esta semana, a deputada Lucy Soares (PP) apresentou Emenda Modificativa à LDO propondo que cada deputado aumente o percentual de verbas individuais destinadas à saúde, educação e cultura.

Atualmente, cada parlamentar investir 30% das suas emendas nas áreas acima mencionadas. De acordo com a proposta de Lucy Soares, esse percentual deverá aumentar para 50%, assim distribuídos: 25% para a saúde e 25% para saúde e cultura.

Para Lucy Soares, os 25% de emendas para a saúde devem ter como destinação prioritária os hospitais regionais. Isso devido à situação de precariedade das unidades de saúde encontrada nas cidades do interior do Piauí, como Floriano e Picos.

Já o aumento de verbas para a educação é justificado em virtude de dados que revelam que o Piauí tem se mantido aquém dos resultados alcançados pelo país e pela região Nordeste como um todo. Suas taxas de aprovação e abandono também são piores do que no restante do Brasil.

“A maior alocação de recursos permitirá garantir investimentos para saúde, educação e cultura através da instauração, estruturação, recuperação de espaços físicos e aquisição de equipamento, mostrando nosso compromisso com a ampliação do acesso, integralidade, humanização, equidade e resolutividade nos serviços prestados, bem como, qualidade, responsabilização e cooperação solidária na gestão e execução de serviços para a população do Piauí”, acrescenta Lucy Soares.

O relatório da LDO 2020, assim como da Emenda Modificativa de Lucy Soares, será apresentado dia 26 de junho, pelo deputado estadual Franzé Silva, na Comissão de Finanças. Em seguida, o texto segue para votação no Plenário da Assembleia.

 

redacao@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here