Júlio César critica sistema financeiro e diz que privilégios precisam acabar

O deputado federal Júlio César criticou nesta segunda-feira (28), o sistema financeiro do Brasil. Segundo o parlamentar, é o sistema mais remunerado do mundo, com lucros que chegam a quase 20%. Ele defendeu o fim dos privilégios aos bancos.

“Tem que acabar com esse excesso de privilégio. É o sistema financeiro mais remunerado do mundo. Para você ter uma ideia, o sistema financeiro dos países europeus tem um lucro que varia de 1,5 a 3%. O nosso dá uma lucratividade de mais de 18%. E o problema do spred – que é a diferença do que eles captam e que emprestam – já chegou a 35% há dois anos e hoje está em 25, 27%”, explicou o parmentar em entrevista à TV Cidade Verde.

De acordo com o deputado, só cinco bancos concentram 82% dos mercado nacional, sendo dois deles oficiais.

“É uma remuneração considerável, principalmente porque o recurso não pertence a ele. Nós avaliamos o sistema financeiro no mundo todo. Aqui no Brasil só com tarifas, os cinco maiores bancos têm 82% do mercado. O Brasil tem 134 bancos. Só de tarifas os cinco lucram 20 a 30 bilhões sem emprestar um centavo a ninguém”, afirmou.

O assunto foi levado pelo deputado a Ordem dos Advogados do Brasil. “Foi uma palestra que nós fomos convidados e agradou. Inclusive os advogados vão usar agora todos os nossos números. Eu não inventei os números. Tem que aumengar a carga tributária e diminuir os privilégios”, finalizou.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here