Juiz proíbe ex-prefeito de movimentar contas da cidade após cassação

O juiz da Vara Única da cidade de Manoel Emídio, Sandro Francisco Rodrigues, determinou o bloqueio do acesso do ex-prefeito do município, José Medeiros (PTB), às contas da cidade no Banco do Brasil. De acordo com denúncia registrada pelo atual prefeito Antônio Sobrinho (PP), mesmo depois de ter o mandato cassado, Medeiros teria conseguido acesso às contas e feito agendamentos de pagamentos com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A agência onde a movimentação teria ocorrido fica na cidade de Canto do Buriti, distante 119 km de Manoel Emídio. O atual gestor Antônio Sobrinho entrou com pedido de tutela de urgência para que o ex-prefeito não tenha mais acesso às contas. Em entrevista, Sobrinho afirma que teve uma reunião com a direção do banco.

“Não conseguimos entender porque o banco deu autorização já que ele não era mais prefeito. Mas na decisão do juiz fica claro o risco para a cidade. Não há motivos para que um ex-prefeito ainda tenha acesso às contas”, disse.

De acordo com a decisão do juiz, “Diante da situação urgente e do risco eminente às contas e verbas públicas, defiro o pleito liminar para determinar ao Banco do Brasil que bloqueie o acesso e senha do ex gestor, Sr. José Medeiros da Silva às contas bancárias municipais da cidade de Manoel Emídio-PI, bem como determinar que a parte ré promova a revalidação das chaves de acesso e senhas, das contas bancárias do município de Manoel Emídio-PI, ao atual Gestor, Sr. Antonio Sobrinho da Silva”, diz a decisão.

O juiz Sandro Rodrigues solicita que o Ministério Público apure as denúncias e possíveis saques feitos nas contas do município. “Vistas ao Ministério Público para que apure os fatos narrados, principalmente no que concerne a possíveis saques junto às contas bancárias municipais de Manoel Emídio pelo Sr. José Medeiros da Silva quando já havia perdido a condição de gestor do Município de Manoel Emídio-PI”, destacou.

O ex-prefeito José Medeiros foi cassado pela Câmara de Vereadores da cidade depois de denúncias de desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), além de irregularidades na locação de veículos e na conservação do patrimônio público. Com a cassação, o vice Antônio Sobrinho assumiu o comando da cidade. O Tribunal de Justiça manteve a cassação.

A reportagem do portal CidadeVerde entrou em contato com o ex-prefeito José Medeiros. Ele diz que as acusações são falsas. Segundo ele, as denúncias são fruto da disputa política na cidade.

“Isso não é verdade. Não movimentamos nada. Ele (Sobrinho) está no cargo de forma ilegal. A cassação foi feita pela Câmara de Vereadores. A mulher dele não poderia votar e votou. Esse cara é maluco”, disse Zé Medeiros ao afirmar que está recorrendo na Justiça para retornar ao cargo.

Foto: PortalMN

Cidade em foco

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here