Gabi chama a responsabilidade, e Brasil estreia na Liga das Nações com vitória sobre a China

Por Carol Oliveira e Fabrício Marques — Brasília

Uma veterana de 25 anos. É o status atual de Gabi na seleção brasileira feminina de vôlei. Referência do renovado time do técnico José Roberto Guimarães, a ponteira do Minas assumiu a braçadeira de capitã e comandou a boa vitória sobre a China, em Brasília, pela rodada de abertura da Liga das Nações 2019: 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/21 e 25/21.

Foram 20 pontos de Gabi, que chamou a responsabilidade nos momentos mais cruciais e terminou como o principal nome do jogo. Paula Borgo (16) e Mara (12) também foram bastante acionadas pela levantadora Macris e ajudaram a conduzir a grande produção ofensiva do time.

A seleção brasileira volta a jogar nesta quarta-feira, quando encara a República Dominicana, às 20h (de Brasília). A participação na etapa do Distrito Federal termina na quinta-feira, contra a Rússia, no mesmo horário. O SporTV 2 transmite as duas partidas ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.

Brasil x China – Liga das Nações 2019 — Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

A capitã Gabi

Aniversariante da semana, Gabi ganhou de presente a faixa de capitã do técnico Zé Roberto. Estreando no posto, a ponteira, que completou 25 anos no domingo, não sentiu a pressão. Foi a bola de segurança de Macris e o principal pesadelo da defesa chinesa.

A craque do Minas desponta como referência na importante temporada que a seleção brasileira tem pela frente. Além da Liga das Nações, o time disputa nos próximos cinco meses os Jogos Pan-Americanos de Lima (agosto), a Copa do Mundo do Japão (setembro) e a principal competição do ano: o pré-olímpico para os Jogos de Tóquio 2020, marcado para o início de agosto, em Belo Horizonte.

Noite de estreia

Diferentes fatores como calendário, contusões e pedido de dispensa de algumas veteranas fizeram o técnico José Roberto Guimarães ter que acelerar o processo de renovação do elenco. Oportunidade para testar algumas jovens promissoras como Júlia Bergmann, que fez a estreia pela seleção brasileira principal.

A ponteira de 18 anos entrou logo no primeiro set, mas foi na última parcial que teve mais tempo em quadra e foi acionada algumas vezes pelas levantadoras Macris e Roberta.

– Fiquei um pouco nervosa no começo, mas as meninas me ajudaram muito. Dei o meu melhor e quero jogar. Ele (Zé Roberto) já tinha conversado com a gente, disse para dar o meu máximo. Fiquei sempre olhando para ele para ver se me chamava. Então, foi bem legal – disse Júlia.

O jogo

Aproveitando o entrosamento das campeãs da Superliga, o técnico Zé Roberto iniciou com quatro jogadoras do Minas: Gabi, Mara, Macris e Léia. Com a defesa bem postada e as bolas rápidas da levantadora, o Brasil abriu 10/6. Os bloqueios de Mara e as cortadas potentes de Gabi seguiram ditando o ritmo do ataque das donas da casa (18/8). Com o jogo sob controle, o treinador brasileiro pôde até girar o time na reta final da parcial, fechada pelo Brasil em 25/15 com ataque de Mara.

A seleção brasileira pareceu um pouco desconcentrada na volta para o segundo set e viu as chinesas fazerem rápido 0/3. A capitã Gabi chamou a responsabilidade, virou bola atrás de bola, e não demorou para as donas da casa virarem para 9/8. Defendendo bem, as visitantes conseguiram manter o equilíbrio e obrigaram Zé Roberto a pedir tempo com o jogo em 19/19. A parada deu resultado: o Brasil dominou as rivais na sequência e fez 25/21 em cravada de Paula na saída de rede.

Gabi e Paula Borgo foram as principais pontuadoras do Brasil — Foto: Brito Júnior / Banco do Brasil

Gabi e Paula Borgo foram as principais pontuadoras do Brasil — Foto: Brito Júnior / Banco do Brasil

Como em uma repetição da parcial anterior, a China começou melhor o terceiro set: 2/4. Mas não demorou para o time brasileiro engrenar. Amanda e Paula apareceram bem, Gabi continuou como bola de segurança de Macris, e o Brasil virou o placar: 13/7. Daí para a frente, as chinesas não ofereceram mais muita resistência. Zé Roberto aproveitou para testar bastante as jovens Lorenne e Júlia Bergmann. Coube a Gabi fechar o jogo com mais um ataque de força pela ponta: novo 25/21 para o Brasil no terceiro set.

Os times

Brasil: Macris, Paula Borgo, Mara, Bia, Gabi e Amanda. Líbero: Léia. Entraram: Roberta, Júlia Bergmann e Lorenne.

China: Diao Linyu, Yang Hanyu, Hu Mingyuan, Wang Yuanyuan, Zeng Chunlei, Sun Yan, Zheng Yixin, Lin Li, Liu Yanhan, Duan Fang, Ni Feifan e Du Qingqin.

República Dominicana vence a Rússia

Melhores momentos de República Dominicana 3 x 1 Rússia pela Liga das Nações

Próxima adversária do Brasil, a seleção da República Dominicana estreou com vitória. Na abertura da rodada em Brasília, o time caribenho comandado pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek se impôs contra a jovem equipe da Rússia e fez 3 sets a 1: parciais de 25/21, 22/25, 25/18 e 28/26. Destaque para os 24 pontos anotados por Brayelin Martinez.

Classificação

A vitória deixa o Brasil em uma boa posição neste início de Liga das Nações. A seleção começa a competição no terceiro lugar, empatado com Estados Unidos e Sérvia, mas levando a pior no saldo de pontos. Na disputa, as cinco primeiras colocadas na tabela garantem um lugar na fase final. A China, sede da última fase, já está garantida e completa o sexteto que vai brigar pelo título.

Programação da etapa de Brasília da Liga das Nações:

21/05, terça-feira

  • República Dominicana 3 x 1 Rússia (25/21, 22/25, 25/18 e 28/26)
  • Brasil 3 x 0 China (25/15, 25/21 e 25/21)

22/05, quarta-feira

  • 17h: China x Rússia – SporTV 2
  • 20h: Brasil x República Dominicana – SporTV 2

23/05, quinta-feira

  • 17h: China x República Dominicana – SporTV 3
  • 20h: Brasil x Rússia – SporTV 2

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here