Ex-ministros pedirão ao Congresso para criar comissão e discutir combate ao desmatamento

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente. — Foto: Reprodução/EPTV

Diante das queimadas na Amazônia, ex-ministros do Meio Ambiente iniciaram uma mobilização para pedir ao Congresso Nacional que faça uma espécie de “moratória” a projetos considerados “anti-ambientais” e crie uma comissão para debater medidas de combate ao desmatamento.

Ao blog, a ex-ministra Marina Silva disse que a proposta será apresentada nos próximos dias aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“É preciso dar um forte sinal interno de que não haverá qualquer conivência. Mais importante do que a reação internacional, de fora para dentro, são as ações que precisamos tomar internamente”, disse Marina.

A ex-ministra está na Colômbia, onde participou de um evento na Universidade dos Andes. Segundo Marina Silva, houve forte questionamento sobre a situação no Brasil.

Mobilização da sociedade

De acordo com Marina Silva, o movimento dos ex-ministros também visa mobilizar setores da sociedade.

“No passado, o Brasil era o vilão e nós nos tornamos parte da solução. Agora, a única forma de reverter isso é com a participação de todos, inclusive de empresários do agronegócio que são responsáveis, para que dizer que o Brasil não está participando dessa barbárie”, disse.

Na opinião da ex-ministra, o Brasil está em uma situação “muito pior” se comparada às décadas de 1980 e 1990. Isso porque, segundo ela, há propostas de dispensa de licenciamento para o desmatamento; redução da reserva legal de unidades de conservação; e mineração em terras indígenas.

“A prática do ministro [do Meio Ambiente] Ricardo Salles é de desestruturar órgãos de controle e isso deu sinal muito forte para os contraventores”, afirmou Marina ao blog.

“O ministro não tem legitimidade porque tem feito apologia da ilegalidade”, acrescentou.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here