Embora o ministro da Justiça já tenha dito que espera a aprovação das medidas o mais rapidamente possível, o líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse ao G1 que “a prioridade zero” é a reforma da Previdência: — Se aprovada a reforma, se Deus quiser, aí todo o esforço será para a aprovação (do pacote de Moro). No início do mês, Rodrigo Maia também disse, em entrevista à GloboNews, que as propostas anticrime deveriam ser apreciadas depois da votação da reforma da Previdência. O presidente da Câmara tem receio de que divergências sobre o pacote “contamine” as discussões sobre mudanças na Previdência, eixo central da política econômica neste primeiro ano de governo. Alteração Por sugestão de governadores, Moro mudou trechos do pacote anticrime para tornar ainda mais duras as regras que dificultam a soltura de criminosos reincidentes. No texto original, um juiz poderia rejeitar pedido de liberdade provisória se o acusado é suspeito de prática habitual de crimes. Na nova versão, o magistrado deverá também negar a liberação de preso “que porta arma de fogo de uso restrito em circunstâncias que indique ser membro de grupo criminoso”. PUBLICIDADE O pacote prevê ainda que réu condenado por tribunal do júri deve cumprir pena imediatamente. Ou seja, pode até recorrer da condenação, mas preso. Moro propõe também alterações no artigo sobre direito de defesa que, para especialistas, ampliam as situações em que policiais em serviço podem cometer excessos, ou até mesmo matar, sem serem punidos. Pela proposta, um juiz poderá reduzir a pena à metade ou mesmo deixar de aplicar qualquer punição se o excesso decorrer de “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. O pacote determina que condenados por corrupção passiva, ativa ou peculato devem cumprir pena inicialmente em regime fechado. O ministro da Justiça espera ainda dificultar a progressão e a prescrição de crimes. Para ele, os atuais prazos de prescrição, combinados com a demora da conclusão de processos criminais, alimentam a impunidade no país. Sem julgamento O texto de Moro também amplia a possibilidade de videoconferência em audiências com presos. Hoje os governos estaduais gastam somas expressivas com escolta de presos entre cadeias e tribunais. O ministro da Justiça sugere ainda a redefinição do conceito de organização criminosa e inclui os nomes das maiores facções criminosas do país no lei. Inspirado na legislação americana, Moro tentará implantar também o “plea bargain”. Pela proposta, o investigado que se declara culpado por determinados crimes pode fazer acordo com o Ministério Publico e, com isso, obter benefícios sem necessidade de julgamento. PUBLICIDADE Segundo pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o “plea bargain” é endossado por 89% dos juízes de primeira instância, 92,2% dos de segunda instância e 82,4% dos ministros de tribunais superiores.

Invicto, Lyon expôs características perigosas para os catal~es. Bayern chega em baixa para duelo contra ingleses
Salah sorri em treino do Liverpool antes do duelo contra o Bayern Foto: CARL RECINE / Action Images via Reuters

No confronto em que o peso da tradição indica um favoritismo destacado, há risco. No duelo entre dois gigantes, há um favorito nítido. A rodada desta terça-feira das oitavas de final da Liga dos Campeões apresenta dois confrontos de características um tanto antagônicas, mas muito atraentes. Na França, o Barcelona visita o Lyon enquanto, na Inglaterra, o Liverpool abre o duelo contra o Bayern de Munique . As duas partidas começam às 17h (de Brasília). A TNT exibe o jogo do time de Messi, enquanto o confronto entre ingleses e alemães será transmitido pela página do Esporte Interativo no Facebook.

Claro que o normal é ver o Barcelona passar pelo Lyon. No entanto, há motivos para o time catalão se cercar de cuidados nesta terça. A fase de grupos do torneio apresenta alguns bons argumentos. Se é verdade que o Lyon foi inconstante, garantindo a classificação com uma vitória e cinco empates, é também significativo o feito de terminar invicto num grupo com o Manchester City. Na Inglaterra, os franceses venceram por 2 a 1. Em casa, empataram em 2 a 2 com excelente atuação.

Além disso, o time exibiu características que podem causar problemas ao Barcelona, como as boas transições buscando jogadores como Depay ,Traoré ou Cornet . No meio-campo, o jovem Aouar, de 20 anos, passou a ser cobiçado no mercado após suas exibições no torneio. O time não terá, no entanto, o lesionado Nabil Fékir, jogador criativo e que dá certa pausa ao jogo veloz do Lyon.

Mas a questão é o Barcelona recuperar seu padrão, numa temporada marcada por desempenhos irregulares. O time tem variado no estilo, mais cadenciado e de valorização da posse de bola quando atua com Arthur , mais vertical quando joga com o chileno Arturo Vidal . O brasileiro, machucado, não joga nesta terça. Diante dos desfalques dos dois lados, é possível prever um jogo de menos controle, um cenário não tão favorável ao Barcelona.

Philippe Coutinho, à frente de Malcom, disputa posição com Dembélé no Barcelona Foto: EMMANUEL FOUDROT / REUTERS
Philippe Coutinho, à frente de Malcom, disputa posição com Dembélé no Barcelona Foto: EMMANUEL FOUDROT / REUTERS

O time tem tido problemas na recomposição defensiva contra rivais velozes e de bom físico. Busquets, excelente na distribuição de jogadas, parece sofrer com questões físicas. Ao mesmo tempo, a presença de Vidal permite aos catalães ter mais pulmão para duelar no meio-campo. Rakitic vai completar o setor. No ataque, além de Messi e Suárez, uma outra dúvida de Ernesto Valverde dirá muito sobre a intenção do Barcelona: pode ter Philippe Coutinho , como opção para valorizar o passe e a construção, ou Dembélé , hipótese mais provável e que dá velocidade ao ataque.

Balança a favor de Klopp

Em Liverpool, o retrospecto recente faz a balança pender para o time deJürgen Klopp . É verdade que o topo de rendimento foi atingido em dezembro, quando o  time bateu o Napoli para garantir vaga nas oitavas da Liga dos Campeões e, em seguida, assumiu a liderança do Campeonato Inglês. Hoje, o momento não é de atuações tão boas. Mesmo assim, a quarta temporada sob o comando do alemão faz do Liverpool uma equipe com absoluta compreensão e crença no modelo de jogo. Especialmente em casa, as ondas de pressão e intensidade máxima produzem sequências de ataque quase irresistíveis com Roberto Firmino atuando quase como um meia, responsável pelo último passe e a abertura de espaços para as infiltrações de Salah e Mané .

Velocidade e intensidade é tudo o que pode fazer o Bayern sofrer. Porque o confronto reúne dois times em momentos distintos. Se o Liverpool é maduro e tem jogadores em grande momento da carreira, os alemães vivem estágio distinto. Aos 35 anos, Robben e Ribéry têm participado pouco da temporada, às voltas com lesões. O francês deve ficar no banco, enquanto o holandês deve ficar fora: não inicia um jogo desde novembro.

Pelos lados, estão jogadores ainda jovens, de boa capacidade de decisão, mas ainda pontos abaixo do que o clube se habituou a ter: pela direita,Gnabry , de 23  anos; na esquerda, Coman , de 22. E a política do clube bávaro é de não brigar no mercado por grandes estrelas a preços estratosféricos. Por isso, a transição de gerações cobra certo preço.

Lewandowski é a principal esperança de gols do Bayern contra o Liverpool Foto: LEE SMITH / Action Images via Reuters
Lewandowski é a principal esperança de gols do Bayern contra o Liverpool Foto: LEE SMITH / Action Images via Reuters

Uma das chaves está na formação do meio-campo de um Bayern que, até aqui, não conseguiu sequer chegar à liderança do Campeonato Alemão, vencido nas últimas sete temporadas. Niko Kovac , pressionado e contestado, tem iniciado jogos com Thiago Alcântara como primeiro volante, acompanhado por Goretzka e James Rodríguez. O trabalho de Firmino na intermediária ofensiva do Liverpool talvez recomende a entrada de Javi Martínez para reforçar o setor.

O Liverpool chega a esta etapa da temporada com problemas na defesa e uma decisão para Klopp tomar. Van Dijk, talvez o melhor zagueiro do mundo no momento, está suspenso. Além dele, Joe Gomez não joga e Lovren é dúvida. Com isso, é possível que Fabinho seja recuado para a zaga. No entanto, tal decisão poderia impor um risco contra uma das principais armas do Bayern: Lewandowski , autor de 25 gols em 30 jogos na temporada. O polonês é mortal na bola área, mas não terá a companhia de Thomas Müller, suspenso.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here