Em um turno no comando, Jesus cria vantagem na ponta e acumula números expressivos

Por Fred Huber — Rio de Janeiro

Na vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, no último domingo, no Maracanã, Jorge Jesus completou um turno à frente do Flamengo no Campeonato Brasileiro com números expressivos e recordes. Quando o português assumiu, o time estava em terceiro lugar com oito pontos atrás do Palmeiras. O panorama mudou. Agora é o Rubro-Negro encanta o país e tem dez pontos de vantagem na luta pelo título.

Na história dos pontos corridos, nenhum outro clube conseguiu chegar na 28ª rodada com 67 pontos. Um recorde. A pontuação, com dez jogos a menos, é a mesma, por exemplo, que o Fla conquistou em 2009, quando levantou a taça.

Até a nona rodada, antes da parada da Copa América, o Flamengo era comandado por Abel Braga e tinha cinco vitórias, dois empates e duas derrotas – aproveitamento de 62,9%. Com Jorge Jesus, em 19 jogos, foram 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota – aproveitamento de 87,7%.

Jorge Jesus sempre afirmou em sua entrevistas que dá um enorme valor ao Brasileiro, até por isso dificilmente não entra em campo com a força máxima, apesar das disputas pela Libertadores.

– Já falei várias vezes que esse campeonato é apaixonante, espetacular, jogo jogado, muito talento individual, todas as equipes têm bons jogadores. Taticamente o futebol brasileiro tem crescido. Às vezes, vocês fazem comparações que não devem ser feitas. Eu sou eu, um treinador estrangeiro que está no Brasil. E não quer dizer que todo estrangeiro terá uma qualidade superior – disse Jesus.

Sósia de Jorge Jesus no Maracanã — Foto: André Durão

O estilo de jogo ofensivo, mas com solidez defensiva, também fica evidente na mudança dos números. Antes de Jesus, a média de gols feitos pelo Flamengo era de 1,66 nas nove primeiras rodadas. A de sofridos, um por partida. Com o português, o poder ofensivo melhorou: média de 2,2 gols marcados por jogo, e de 0,68 sofrido.

Os números do ataque são puxados pelo trio Gabigol (19), Bruno Henrique (12) e Arrascaeta (11). Nunca na história do Brasileiro um clube teve os três maiores goleadores da competição.

Na próxima quinta-feira, o Flamengo tenta dar mais um passo rumo ao título. A equipe enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. No confronto do primeiro turno, na estreia de Jesus na competição, o Rubro-Negro teve uma de suas melhores exibições e goleou por 6 a 1.

O Fla com Jesus:

Jogos: 19 – 16 vitórias, 2 empates e 1 derrota

Gols marcados: 43 – média de 2,2 por partida

Gols sofridos: 22 – média de 0,68 por partida

O retrospecto com Jesus no Brasileiro:

Flamengo 6 x 1 Goiás – Maracanã

Corinthians 1 x 1 Flamengo – Arena Corinthians

Flamengo 3 x 2 Botafogo – Maracanã

Bahia 3 x 0 Flamengo – Fonte Nova

Flamengo 3 x 1 Grêmio – Maracanã

Vasco 1 x 4 Flamengo – Mané Garrincha

Ceará 0 x 3 Flamengo – Arena Castelão

Flamengo 3 x 0 Palmeiras – Maracanã

Avaí 0 x 3 Flamengo – Mané Garrincha

Flamengo 1 x 0 Santos – Maracanã

Cruzeiro 1 x 2 Flamengo – Mineirão

Flamengo 3 x 1 Internacional – Maracanã

Flamengo 0 x 0 São Paulo – Maracanã

Chapecoense 0 x 1 Flamengo – Arena Condá

Flamengo 3 x 1 Atlético-MG – Maracanã

Athletico-PR 0 x 2 Flamengo – Arena da Baixada

Fortaleza 1 x 2 Flamengo – Arena Castelão

Flamengo 2 x 0 Fluminense – Maracanã

Flamengo 1 x 0 CSA – Maracanã

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here