Doadores de sangue em Teresina têm desconto de R$ 30 em corridas da Uber para o Hemopi

O aplicativo de transporte Uber está oferecendo desconto de R$ 30 para corridas com destino ao Hemopi. A ação é em parceria com o hemocentro que teve redução de 50% no número de doadores com o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19.

A promoção vale apenas para Teresina e garante duas viagens (ida e volta). Para ter acesso, o doador deve ir até opções de pagamento no aplicativo, acessar o item promoções e usar o código promocional UBERHEMOPI. Outros hemocentros de estados como o Ceará e Rio de Janeiro também participam da promoção que deverá durar até terça-feira (14).

Como inserir o código promocional da Uber:

1. Selecione a opção “pagamento” no aplicativo Uber

2. Selecione a opção “adicionar código promocional” em “promoções”

3. Insira o código UBERHEMOPI

4. Por fim, clique em “adicionar”.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Mesmo com a pandemia, o Hemopi está funcionando em horário normal. As doações podem ser feitas por agendamento ou sem horário programado. Para evitar aglomeração de pessoas, uma tenda foi montada em frente ao prédio. Na parte interna, interdições nos assentos mantém a distância entre as as pessoas.

O atendimento é prioritário para pessoas que fizeram o agendamento da doação. Além do desconto no aplicativo, o doador tem direito a um lanche após a coleta de sangue.

Quem viajou deve esperar

Pessoas que estão gripadas não são aconselhadas a saírem de casa. Antes da doação, uma enfermeira mede a temperatura e faz um exame preliminar no doador.

Doadores que estiveram em locais onde há surto de Covid-19 devem aguardar 30 dias para poder fazer a doação, o mesmo vale para quem teve contato com pessoas que estiveram em cidades onde há casos confirmados. Quem já teve Covid-19 deve aguardar 90 dias após o exame de confirmação de cura da doença. Quem tomou vacina contra a gripe, deve aguardar 48 horas para poder doar.

Agendamento da coleta

O doador tem a opção de agendar a doação em todas as 4 unidades do Hemopi (Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano).

Teresina – (86) 9 8894 6614
Parnaíba – (86) 9 8894 7159
Picos – (89) 9 8801 1717
Floriano – (89) 9 8801 1984

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, aconselha que as pessoas optem por fazer a marcação da coleta.

Reforçamos que as pessoas permaneçam em casa e saiam apenas em momentos essenciais. Doar sangue é essencial mas de forma agendada, agendando o dia e a hora. Agora em abril estamos fazendo trabalho de conscientização para doação de sangue nos quatro municípios”, explicou;

Desde o início da pandemia, o hemocentro tem registrado queda de doação que hoje varia entre 20 e 30%. “O Hemopi está adotando uma série de ações para mudar esse cenário nas quatro sedes em Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba”, disse o diretor.

Requisitos para doação

Para doar, a pessoa deve ter entre 18 e 69 anos, pesar 50 kg, estar saudável e alimentado e comparecer com documento de identificação com foto. Em dias normais, o Hemopi chega a receber até 5 mil doações por mês, com 150 doações diárias. Atualmente as doações caíram para uma média de 80 doações por dia.

A atendente de telemarketing Vanda Linhares foi com o namorado doar sangue. “A gente sempre vêm juntos. Viemos de carro, o isolamento não impede da gente vir doar”, contou.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here