Covid-19: prefeitura proíbe eventos na cidade e anuncia abertura de 10 UBS à noite

O prefeito Firmino Filho ( PSDB) reuniu a imprensa, em coletiva, nesta terça-feira (17) para anunciar medidas de prevenção diante da expansão do vírus Covid- 19 no país. Firmino anunciou a suspensão de todos eventos públicos e privados que possam resultar na aglomeração de mais 50 pessoas em espaço fechado e 100 pessoas em espaço abertos. O prefeito também anunciou que 10 Unidades Básicas de Saúde passarão a funcionar no horário das 07 ás 21 horas, e também, nos sábados.

Na coletiva, foram anunciadas as medidas que serão adotadas não apenas no setor da saúde, mas em todas as áreas da administração municipal.

“Temos o plano de contingência da Fundação Municipal de Saúde. Em relação á atenção básica vamos ter a suspensão das várias consultas programadas, das atividades executadas pela atenção básica como gestão e recém nascidos. Toda atenção básica vai trabalhar com demanda específica para receber  as pessoas com sintomas do vírus. Junto com isso, vamos ter 10 UBS funcionando á noite e nos sábados. Se a demanda determinar, poderemos ter mais abertas á noite. Mas temos 10 hospitais municipais de portas abertas. Vamos priorizar a urgência, evitando cirurgias e  consultas programadas”, destacou.

As visitas a pacientes internados estão suspensas. Somente nos casos essenciais serão mantidas. Nestes casos, apenas um familiar terá autorização para visitar o doente.

As medidas são válidas para festas, eventos esportivos e culturais.  “Esse vírus tem uma propagação rápida. O sistema de saúde não vai aguentar. A Chiba e a Itália mostram isso. A estratégia é diminuir a propagação. Isso com medidas de prevenção e isolamento. É evitar o contato social. Se for rápido demais, o sistema de saúde não vai aguentar. Fechamos as escolas, vamos cancelar eventos, inaugurações, campeonatos. Não vamos autorizar show e nem festivais”, afirmou.

No setor da educação, as férias foram adiantadas a partir do dia 19 de março pelo período de 15 dias. ” No dia 19 de março ocorre a antecipação das férias escolares. Serão 15 dias. Na área da Assistência Social, teremos a suspensão das atividades nos centros de convivência, das atividades coletivas no Cras, suspensão de atividades de concessão do passe livre e da carteira de estudante. Suspensão de toda atividade que possa gerar aglomeração de pessoas em ambiente fechado”, disse.

Firmino demonstrou preocupação com relação aos impactos na economia. Ele afirma que empresas podem quebrar e o setor público pode viver um colapso.

Vai ter impacto na área da economia. Se não tomares as devidas providências podemos ter uma quebradeira geral das empresas. As empresas não mais venderão. As pessoas circularam menos e não poderão pagar seus servidores. Da mesma forma a arrecadação do governo irá cair. Determinamos medidas de corte de gastos nas secretarias”, destacou.

Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas das 07 às 21 horas

Portal da Alegria
Irmã Dulce
Todos os Santos
Novo Horizonte
Daguimar Mazza
Poti Velho
Santa Maria do Codipi
Taquarí
Planalto Uruguai
Cidade Jardim

Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here