Câmara de Vereadores de Gilbués aprova lei que obriga agências bancárias a oferecerem banheiro e bebedouro aos clientes

A Câmara de Vereadores de Gilbués aprovou na última sessão ordinária, realizada desta segunda-feira (21), um Projeto de Lei que obriga as agências bancárias do município a disporem de banheiros e bebedouros para seus clientes em atendimento.

Segundo o projeto, ficam as agências bancárias do município de Gilbués obrigadas a instalarem e oferecerem banheiros sanitários e bebedores para uso coletivo de seus clientes, dispondo no mínimo dois banheiros, um destinado aos homens e outro destinado às mulheres, ambos devidamente adaptados para portadores de necessidades especiais. Além disso, deverão disponibilizar pelo menos um bebedouro, observando sempre as normas de acessibilidade para pessoas com deficiências física.

Fica instituído ainda que todas as agências bancárias de Gilbués deverão dispor de pelo menos uma cadeira de rodas para atender as pessoas com necessidades especiais.

O autor do projeto, o vereador Henrique Guerra, afirma que o objetivo da lei consiste em oferecer dignidade para as pessoas que, pelo menos um dia ao mês, são obrigadas a ir a uma agência bancária. “Diariamente centenas de pessoas, principalmente idosos, se dirigem às agências bancárias onde muitas vezes passam horas e horas nas filas a espera de atendimento e normalmente não existe local onde esses clientes possam fazer as necessidades fisiológicas. Inclusive boa parte desses cidadãos que vão ao banco vêm da zona rural e não é justo que os mesmos fiquem sem direito a um banheiro e bebedouro”, justifica o vereador.

O projeto de lei segue agora para a sansão do executivo.

Portal Corrente

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here