Battisti embarca em avião na Bolívia e segue para a Itália

Brasil chegou a enviar uma aeronave da PF para trazer ativista ao país antes da extradição

RIO — O avião com o ativista italiano Cesare Battisti decolou do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em direção a Roma, na Itália, na noite deste domingo. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, confirmou a informação. Representantes dos governos italiano e boliviano acompanharam o embarque, segundo a AFP.

O governo brasileiro chegou a divulgar no início da tarde que Battisti passaria pelo Brasil antes de ser extraditado para a Itália, mas a informação foi desmentida em seguida pelo governo italiano. Um avião da Polícia Federal pousou em Santa Cruz de la Sierra, mas voltou ao Brasil sem Battisti.

O ministro da Justiça da Itália Alfonso Bonafede publicou uma mensagem em rede social pouco antes das 15h com a informação.

Por volta das 15h, o premiê italiano Giuseppe Conte disse em sua conta em uma rede social que Battisti iria retornar em um voo partindo diretamente de Santa Cruz de la Sierra, onde foi preso, para Roma. Na mesma mensagem, fez agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro. “Há pouco tempo escutei o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e gostaria de agradecê-lo em nome de todo o governo italiano pela colaboração efetiva que levou à captura de Battisti. E da mesma forma agradeço às autoridades bolivianas”, escreveu Conte.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here