Análise: sem manter intensidade, Corinthians cai no 2º tempo, e empate fica de bom tamanho

Por Bruno Cassucci — São Paulo

Melhores momentos de Corinthians 1 x 1 Palmeiras pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Não foi o resultado que o torcedor do Corinthianssonhava, ainda mais depois de sair na frente do placar, mas o empate por 1 a 1 com o Palmeiras ficou de bom tamanho pelas circunstâncias do jogo.

O Timão claramente não conseguiu manter a intensidade no segundo tempo do Dérbi, ofereceu espaços que não está habituado e acabou salvo por Cássio, que operou milagre no último minuto.

Mesmo tendo mudado quatro jogadores em relação ao jogo contra o Montevideo Wanderers (Danilo Avelar, Manoel, Pedrinho e Sornoza voltaram), o Corinthians sentiu a falta de tempo para se preparar para o clássico. Após a classificação na Copa Sul-Americana, a equipe voltou ao Brasil na sexta-feira e teve apenas um treinamento antes de enfrentar o rival.

A diferença física para o Palmeiras, que havia jogado na última terça-feira, seria menos perceptível se o Corinthians tivesse segurado a vantagem por mais tempo. Porém, aproveitando vacilo de Vagner Love, que errou cabeceio, o time alviverde conseguiu o empate logo no início da etapa final, e o Timão decidiu se lançar ao ataque. Na busca pelo gol, a equipe se expôs e sofreu contra-ataques perigosos. Em um deles, Zé Rafael (impedido), acertou a trave.

Fábio Carille e Fagner no clássico contra o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Antes do gol de Felipe Melo, o Corinthians conseguia controlar o jogo mesmo sem ter a bola. O Palmeiras começou melhor e teve mais de 60% de posse na etapa inicial, mas depois de Manoel abrir o placar as principais chances foram alvinegras.

Extremamente compacto para se defender, o Timão apostou nas saídas rápidas de Pedrinho e Clayson pelos lados e na bola parada de Sornoza.

Faltou, no entanto, Vagner Love conseguir segurar a bola na frente, e Júnior Urso chegar mais à área alviverde. O volante está abaixo do que pode render desde a volta do Brasileirão, e o time sente a sua falta.

Carille tentou melhorar a transição da defesa para o ataque e, de quebra, aumentar a estatura do time com a entrada de Matheus Jesus no lugar de Gabriel, mas a substituição não surtiu muito efeito. Everaldo, o último a entrar, também acrescentou pouco.

Matheus Jesus, do Corinthians, no clássico contra o Palmeiras — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

Há o senso comum de que o Corinthians cresce em jogos grandes. Não está errado, mas o time vem pecando justamente contra os primeiros colocados: perdeu para o Santos e desperdiçou pontos em casa nos empates contra Flamengo e Palmeiras.

Apesar da notória evolução depois da Copa América, o Timão ainda não está pronto. O Dérbi mostrou que quando o lado direito alvinegro é bem marcado, com Fagner e Pedrinho neutralizados, a criação fica muito comprometida.

Isso não quer dizer que o Corinthians não possa brigar no Brasileirão. Se vencer o Goiás na quarta-feira, em jogo atrasado da sétima rodada, a equipe subirá para o quinto lugar, a nove pontos do líder Santos. É possível sonhar, mas para isso é necessário jogar mais.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here