Análise: Palmeiras muda postura fora de casa e surpreende Grêmio com pressão e precisão

Se o Palmeiras enfrentou o Cruzeiro fora de casa, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, acuado e esperando uma bola para sair no contra-ataque, na décima rodada, diante do Grêmio, na última quarta-feira, tudo foi diferente.

A equipe comandada por Roger Machado não se initimidou com a, até então, melhor defesa do Brasileirão, apertou a marcação e complicou a saída de bola dos gremistas, que tem em seus volantes a principal válvula de escape do time de Renato Gaúcho.

– Tem quatro jogadores no Grêmio que dificilmente perdem a bola. O Arthur, o Maicon, o Everton e o Luan. A retenção da bola por esses jogadores permite que o Grêmio ganhe campo. Era importante não permitir que esses jogadores tivessem conforto para ficar com a bola. A gente roubando tivesse a condição, e não no nosso campo de defesa. Era sempre que possível pegar dentro do seu campo para neutralizar na origem as principais ações do Grêmio – afirmou o treinador alviverde após a vitória por 2 a 0.

E eles não tiveram conforto. Na imagem abaixo é possível ver essa pressão feita pelo Verdão durante o confronto. No lance destacado, aos 20 minutos do primeiro tempo, o atacante Luan recebe uma bola na zona defensiva para iniciar uma jogada ofensiva, mas logo sofre o combate de Thiago Martins, que sai deixa zaga para impedir o avanço do adversário.

Os números também comprovam essa aplicação durante os 90 minutos. Ao todo, foram 28 roubadas de bola. Para se ter uma ideia, diante do Cruzeiro – última partida do Palmeiras fora de casa – foram 11 roubadas a menos. Contra o São Paulo, na última rodada, apenas 16.

Contra-ataque preciso

Quando atacado, a equipe alviverde foi segura na defesa com sua dupla reserva (Luan e Thiago Martins) e precisa nos contra-ataques. Das seis chances reais de gol que teve no jogo, cinco foram através da saída rápida (veja no vídeo abaixo um desses momentos). Os dois gols da vitória surgiram dessa maneira.

Dudu, Hyoran e Moisés foram os responsáveis por fazer essa transição. O meia, porém, não estava em seus melhores dias e errou muitos passes. Foram seis no total. Então, Dudu e Hyoran tiveram e incumbência de servir o centroavante Willian, que decretou a quinta vitória do Palmeiras no Brasileirão.

Vitória para espantar a desconfiança

Mesmo após vencer o rival São Paulo no último sábado, ainda havia uma certa desconfiança rondando o Palmeiras. Bater o Grêmio era sinônimo de alívio, afinal a equipe gaúcha é a atual campeã da Libertadores e considerada umas das melhores do país.

O triunfo dá total (ou quase) tranquilidade para Roger Machado trabalhar e atingir o seu objetivo neste primeiro semestre, que é se manter entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Com 17 pontos, o clube é o terceiro colocado.

Restam dois jogos até a parada para o Mundial – Ceará, no domingo, e Flamengo, na próxima quarta-feira – e somar seis pontos nestes duelos seria coroar um semestre quase irreparável de uma equipe que irá carregar consigo uma pressão por tudo que se espera de um dos elencos mais fortes do país.

globoesportes.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here