32% dos brasileiros temem perder seus trabalhos para robôs

Por Nathália Larghi, Valor Investe — São Paulo

Agência Brasil/EBC

Uma pesquisa feita pela seguradora Zurich em parceria com a Oxford mostrou que 31,4% dos brasileiros têm medo de perder seu trabalho para a automação nos próximos cinco anos. Desse total, 39% têm um trabalho manual que envolve criatividade; 34,6% têm um trabalho manual rotineiro; 28,1% têm um trabalho intelectual de conhecimento e 26,6% têm um trabalho intelectual criativo.

Na divisão por idade, quem mais tem medo de perder seus trabalhos para robôs são os mais velhos: 73% dos respondentes acima de 50 anos disseram ter esse temor.

Dentre as pessoas de 20 a 29 anos, 67% têm esse medo; entre os respondentes de 30 a 39 anos, 69%, e entre os entrevistados de 40 a 49 anos, 66%.

A pesquisa ainda mostrou que 32,6% das pessoas com esse temor têm a intenção de deixar seus trabalhos voluntariamente e 34,4% consideram trabalhar como freelancers.

A pesquisa foi feita em 16 países e o Japão é onde as pessoas mais têm medo de perder seus empregos para robôs: 50,7% dos trabalhadores têm esse temor. Na Alemanha, por outro lado, apenas 13% dos empregados temem perder seus trabalhos para os computadores.

O levantamento foi feito com 18 mil respondentes de 20 a 70 anos, sendo 1,2 mil brasileiros com alguma ocupação e renda média de R$ 5.561,90.

Preocupações financeiras

O levantamento ainda mapeou quais são as principais preocupações financeiras dos brasileiros. As contas do mês foram as mais mencionadas, seguidas de aposentadoria confortável, débitos do cartão de crédito e, por fim, o medo de sobrecarregar financeiramente seus familiares.

Dentre os 16 países participantes, o Brasil foi o lugar em que mais pessoas não têm nenhum tipo de seguro: 54% dos entrevistados. Já 26% disseram ter seguro de vida, 20% previdência privada e 12% seguro para invalidez.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here